“Um bom sono é um sonho possível ” é o slogan escolhido pela World Sleep Society

 

Segundo o serviço nacional de saúde a maioria dos distúrbios do sono é evitável ou tratável, mas menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional. Os distúrbios do sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e qualidade de vida de cerca de 45% da população mundial.

As perturbações do sono são alterações na estrutura, duração e qualidade, caracterizadas por comportamentos anormais durante o sono ou associados ao sono.

Joaquim Moita, presidente da APS, afirma que “em Portugal dorme-se pouco e dorme-se mal”,  “Os portugueses deitam-se tarde como os latinos e levantam-se cedo como os nórdicos. Aponta ainda a insónia como o principal distúrbio do sono, sendo que “a estimativa é que no mínimo, 20% tenham dificuldade em adormecer, despertares nocturnos frequentes, ou acordares precoces”, acrescentando também que “Portugal é um dos países europeus onde é maior o consumo de fármacos para induzir o sono”, refere. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a insónia é o tormento para cerca de 40% da população mundial. Um mal que afecta pessoas de todas as idades.

Poderão estar na origem desta perturbação problemas como, depressão, stress e ansiedade, familiares, conjugais ou de saúde. Desta forma, as pessoas são privadas de um sono descansado e reparador.

A dificuldade de iniciar ou manter o sono, passar noites em claro ou, ainda, não ter a percepção de um sono reparador traz prejuízos sociais e profissionais à vida do indivíduo, podendo aumentar ou causar:

  • Depressão
  • Medos e fobias
  • Dificuldades de concentração
  • Diminuição da produtividade académica e profissional
  • Problemas de memória
  • Acidentes rodoviários

 

Como a hipnose pode ajudar?

Pessoas que sofrem com distúrbios do sono, especialmente de insónia, caracterizada pela dificuldade em adormecer ou a perda de sono durante a noite, podem encontrar na hipnose a solução para esse problema. Isto deve-se ao fato de que o sono é administrado principalmente pelo subconsciente, que é o domínio da hipnose.

Curiosamente, um bom sono é um efeito colateral comum do envolvimento na hipnose. Ao entrar neste estado natural, “descontraído e digerível”, as vias neuronais do cérebro começam a reprogramar padrões de sono mais apropriados, incluindo não só poder adormecer com mais facilidade, mas ficar dormindo e desfrutar de uma noite de sono reparador.

O uso de medicamentos para o sono pode criar uma dependência e requer um “desmame” enquanto você faz a transição para um sono natural e melhorado. Consulte o seu médico antes de alterar qualquer uso de medicação.

Se você luta com insónia de longo prazo ou ataques ocasionais de insónia – posso ajudá-lo a encontrar alívio.
Um CD de gravação de hipnose é fornecido para apoiar a prática do que você experimenta na hipnose.